Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aquecimento Global - Se nós desistirmos, eles desistem !!!



A Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, é uma ONG portuguesa fundada em 31 de Outubro de 1985 na cidade de Braga.

É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do interesse pela conservação da natureza, dos recursos naturais e da defesa do ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.

A Associação designa-se Quercus, por serem os Carvalhos, as Azinheiras e os Sobreiros (cuja designação em latim é Quercus) as árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o país e de que restam, atualmente, apenas relíquias muito degradadas.

Desde a sua fundação, a Quercus tem ocupado na sociedade portuguesa um lugar, simultaneamente irreverente e construtivo, da defesa das múltiplas causas da natureza e do ambiente. Este estatuto foi progressivamente conquistado através de uma conduta atenta ao real, sem perder o ponto de referência fundamental dos princípios, nem se afastar das necessidades de complementar a denúncia crítica com o esforço para a construção de consensos na sociedade portuguesa, sem os quais nenhum efetivo modelo de desenvolvimento sustentável será possível no país.

Uma das características da Quercus é a sua descentralização. De fato, existem núcleos regionais da Quercus espalhados um pouco por todo o país, incluindo as regiões autônomas dos Açores e da Madeira.

Em 1992, a Associação recebeu o Prêmio Global 500 das Nações Unidas e o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Senhor Presidente da República, Dr. Mário Soares.

Alguns dos projetos da associação Quercus são o Edifício Verde, a Eco-Casa e as Olimpíadas do ambiente.

(Fonte Wikipédia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário