Páginas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Pensamentos de Cora


''Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina.''



''O que vale na vida
não é o ponto de partida
e sim a caminhada.
Caminhando e semeando,
no fim terás o que colher.''



''O saber se aprende com os mestres.
A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.''



''Todos estamos matriculados na escola da vida,
onde o mestre é o tempo.''



''Se temos de esperar,
que seja para colher a semente boa
que lançamos hoje no solo da vida.
Se for para semear,
então que seja para produzir
milhões de sorrisos,
de solidariedade e amizade.''



Assim eu vejo a vida

''A vida tem duas faces :
Positiva e negativa

O passado foi duro mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.

Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições lutas e pedras como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.''


Saber Viver

''Não sei... Se a vida é curta

Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar''


Humildade

''Senhor,
fazei com que eu aceite
minha pobreza
tal como sempre foi.

Que não sinta o que não tenho.
Não lamente o que podia ter
e se perdeu por caminhos errados
e nunca mais voltou.
Dai, Senhor,
que minha humildade

seja como a chuva desejada
caindo mansa,
longa noite escura numa terra sedenta
e num telhado velho.

Que eu possa agradecer a Vós,
minha cama estreita,
minhas coisinhas pobres,

minha casa de chão,

pedras e tábuas remontadas.

E ter sempre um feixe de lenha
debaixo do meu fogão de taipa,

e acender, eu mesma,
o fogo alegre da minha casa

na manhã de um novo dia que começa.''



Aninha e suas pedras

''Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces.
Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário